quarta-feira, 18 de março de 2015

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTANCIA EAD

AVALIAÇÃO EAD UNIP I

Pergunta 1
Ao realizar a leitura do texto escrito por José Manuel Moran (“O que é Educação a Distância”), a Educação a Distância seria?

a.
Um processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, em que professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente;

b.
Um processo de aprendizagem, mediado por ferramentas, em que professores e alunos estão juntos espacialmente;

c.
Um processo de ensino-aprendizagem, mediado por ferramentas, em que professores estão separados temporalmente;

d.
Um processo de ensino, mediado por tecnologias, em que alunos estão separados espacialmente;

e.
Um processo de aprendizagem, mediado por ferramentas, em que professores estão separados temporalmente.
Pergunta 2
A Educação a Distância ocorre, pela primeira vez, em meados do início do século XX, mais precisamente em:

a.
1924;

b.
1914;

c.
1904;

d.
1934;

e.
1994.
Pergunta 3
A Educação a Distância ocorre quando:

a.
professores e alunos estão juntos, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

b.
professores e alunos estão separados, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

c.
professores e alunos estão separados, é planejada pelo governo local e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

d.
professores e tutores estão separados, é planejada por instituições e utiliza poucas ferramentas de comunicação;

e.
professores e alunos estão separados, é planejada por instituições e não utiliza ferramentas de comunicação.
Pergunta 4
1.            Frente à discussão provocada por Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco: angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e à impossibilidade de dizer?”), é possível inferir que a angústia:

a.
é o freio humano, brecando qualquer ação criativa;

b.
é a trava humana, minimizando qualquer ação criativa;

c.
é a mola propulsora para doenças e dores de cabeça, mostrando que devemos ter cuidado;

d.
é a mola propulsora para a criação, evitando a inércia;

e.
é o nosso porto seguro emocional, quebrando qualquer paradigma social existente nas citações bibliográficas.
Pergunta 5
1.            A Educação a Distância nem sempre bem vista pela sociedade brasileira, prejudicando e resistindo às aplicações de ferramentas de comunicação no sistema Educacional. Um exemplo de projeto que falhou foi o SACI, que seria:

a.
Um projeto baseado em técnicas de ensino behaviorista e nas psicologias da exclusão, recorrendo a programas em módulos “sérios” e “cômicos”, próximos das técnicas sistêmicas dos matemáticos;

b.
Um projeto baseado em modernas técnicas analíticas de cálculo e nas psicologias da restrição, recorrendo a programas em módulos “obsessivos” e “verídicos”, próximos das técnicas sistêmicas dos biólogos;

c.
Um projeto baseado em modernas técnicas behavioristas de aprendizagem e nas psicologias da mo­tivação, recorrendo a programas em módulos “sérios” e “cômicos”, próximos das técnicas sistêmicas dos publicitários;

d.
Um projeto baseado em modernas técnicas intimistas de aprendizagem e nas psicologias da renovação, recorrendo a programas em módulos “individuais” e “sociais”, próximos das técnicas sistêmicas dos sociólogos;

e.
Um projeto baseado em modernas técnicas behavioristas de observação e nas psicologias do movimento, recorrendo a programas em módulos “vetoriais” e “geométricos”, próximos das técnicas sistêmicas dos físicos.
Pergunta 6
1.            Clarides Henrich de Barba, em seu artigo (“Orientações básicas na elaboração do artigo científico”), busca apresentar:

a.
As normas da ABNT aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

b.
A norma culta da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

c.
As normas da Associação Brasileira dos Estudantes Unidos aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

d.
As normas da escrita matemática aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

e.
As normas da ABNT aos estudantes em nível de ensino básico.
Pergunta 7
1.            Moran, em seu texto (“O que é Educação a Distância”), indica que as crianças continuarão a ter aulas presenciais, devido à necessidade da interação e da socialização que a escola propicia. Contudo, o autor defende que haverá uma reorganização das escolas futuramente, devido à Internet e a conectividade por ela propiciada. Temos:

a.
Menos salas de aula e mais salas ambiente, salas de pesquisa, de encontro, interconectadas;

b.
Serão construídas mais salas de aula, as quais serão conectadas com a world wide web, uma vez que a qualidade da Internet brasileira é de baixíssima qualidade;

c.
As escolas serão locais de interação social, possibilitando a troca massiva de conteúdos digitais de diversas finalidades, como entretenimento, pesquisa científica e música;

d.
Serão construídas mais salas de aula e menos salas ambiente, pois o que importa é que tais ambientes estejam interconectados;

e.
A escola, como estabelecimento público ou privado, será fechada, pois todos poderão estudar em casa, com seu computador.
Pergunta 8
1.            A angústia, segundo o texto escrito por Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco: angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e à impossibilidade de dizer?”), do bem ocorre quando:

a.
Tentamos livrar dela o mais rapidamente possível;

b.
Tentamos reconhecer essa falta, ou ignorância, criando algo maior que nossa existência, como um texto;

c.
Tentamos pedir ajuda às pessoas, mas deixando que estas façam o nosso serviço, ou tarefa de escrita;

d.
Tentamos enganar a si próprios, achando que tudo “está bem, melhor impossível”;

e.
Tentamos escrever, mas deixamos de lado, por causa de dores de cabeça ou outras coisas mais importantes para fazer.
Pergunta 9
1.            José Manuel Moran, ao escrever “O que é Educação a Distância”, defende que a Educação a Distância (EAD) pode ser ofertada em diferentes níveis de ensino. Contudo, o autor sugere que a EAD seja empregada para a educação de adultos, em especial aqueles que:

a.
desenvolveram autoaprendizagem, sem ter ;

b.
concluíram estritamente a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado);

c.
estão em processo de alfabetização e letramento, desenvolvendo habilidades de aprendizagem de leitura;

d.
já estão alfabetizados, mas com dificuldades na aprendizagem individual e de pesquisa;

e.
já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa.
Pergunta 10
1.            Emissoras de rádio também levaram conhecimento por meio dos conteúdos nelas irradiados diariamente. Isso ocorreu em meados de:

a.
1900;

b.
1910;

c.
1920;

d.
1960;

e.
1990.









QUESTIONARIO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTANCIA EAD

Pergunta 1
1.       Frente à discussão provocada por Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco: angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e à impossibilidade de dizer?”), é possível inferir que a angústia:

a.
é o freio humano, brecando qualquer ação criativa;

b.
é a trava humana, minimizando qualquer ação criativa;

c.
é a mola propulsora para doenças e dores de cabeça, mostrando que devemos ter cuidado;

d.
é a mola propulsora para a criação, evitando a inércia;

e.
é o nosso porto seguro emocional, quebrando qualquer paradigma social existente nas citações bibliográficas.
Pergunta 2
1.       Emissoras de rádio também levaram conhecimento por meio dos conteúdos nelas irradiados diariamente. Isso ocorreu em meados de:

a.
1900;

b.
1910;

c.
1920;

d.
1960;

e.
1990.
Pergunta 3
1.       A angústia, segundo o texto escrito por Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco: angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e à impossibilidade de dizer?”), do bem ocorre quando:

a.
Tentamos livrar dela o mais rapidamente possível;

b.
Tentamos reconhecer essa falta, ou ignorância, criando algo maior que nossa existência, como um texto;

c.
Tentamos pedir ajuda às pessoas, mas deixando que estas façam o nosso serviço, ou tarefa de escrita;

d.
Tentamos enganar a si próprios, achando que tudo “está bem, melhor impossível”;

e.
Tentamos escrever, mas deixamos de lado, por causa de dores de cabeça ou outras coisas mais importantes para fazer.
Pergunta 4
1.       A UNIP Interativa oferece cursos a distância de:

a.
Técnico;

b.
Mestrado;

c.
Doutorado;

d.
Educação Básica.

e.
Graduação e Pós-graduação (lato sensu);
Pergunta 5
1.    Clarides Henrich de Barba, em seu artigo (“Orientações básicas na elaboração do artigo científico”), busca apresentar:

a.
As normas da ABNT aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

b.
A norma culta da Língua Portuguesa e o Acordo Ortográfico aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

c.
As normas da Associação Brasileira dos Estudantes Unidos aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

d.
As normas da escrita matemática aos estudantes em nível de graduação e pós-graduação;

e.
As normas da ABNT aos estudantes em nível de ensino básico.
Pergunta 6
1.       A Educação a Distância nem sempre bem vista pela sociedade brasileira, prejudicando e resistindo às aplicações de ferramentas de comunicação no sistema Educacional. Um exemplo de projeto que falhou foi o SACI, que seria:

a.
Um projeto baseado em técnicas de ensino behaviorista e nas psicologias da exclusão, recorrendo a programas em módulos “sérios” e “cômicos”, próximos das técnicas sistêmicas dos matemáticos;

b.
Um projeto baseado em modernas técnicas analíticas de cálculo e nas psicologias da restrição, recorrendo a programas em módulos “obsessivos” e “verídicos”, próximos das técnicas sistêmicas dos biólogos;

c.
Um projeto baseado em modernas técnicas behavioristas de aprendizagem e nas psicologias da mo­tivação, recorrendo a programas em módulos “sérios” e “cômicos”, próximos das técnicas sistêmicas dos publicitários;

d.
Um projeto baseado em modernas técnicas intimistas de aprendizagem e nas psicologias da renovação, recorrendo a programas em módulos “individuais” e “sociais”, próximos das técnicas sistêmicas dos sociólogos;

e.
Um projeto baseado em modernas técnicas behavioristas de observação e nas psicologias do movimento, recorrendo a programas em módulos “vetoriais” e “geométricos”, próximos das técnicas sistêmicas dos físicos.


Pergunta 7
1.       A Educação a Distância ocorre quando:

a.
professores e alunos estão juntos, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

b.
professores e alunos estão separados, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

c.
professores e alunos estão separados, é planejada pelo governo local e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

d.
professores e tutores estão separados, é planejada por instituições e utiliza poucas ferramentas de comunicação;

e.
professores e alunos estão separados, é planejada por instituições e não utiliza ferramentas de comunicação.
Pergunta 8
1.       Que elementos são necessários para a redação de um artigo acadêmico, conforme apresentado no artigo intitulado “Orientações básicas na elaboração do artigo científico”, escrito por Clarides Henrich de Barba?

a.
Impessoalidade, objetividade, correção gramatical, registro e citação de fontes;

b.
Impessoalidade, objetividade, vocabulário técnico, registro e citação de fontes;

c.
Impessoalidade, objetividade, estilo científico, vocabulário técnico, correção gramatical, registro e citação de fontes, bibliografia estrangeira;

d.
Impessoalidade, objetividade, estilo científico, vocabulário técnico, correção gramatical, registro e citação de fontes;

e.
Estilo científico, vocabulário técnico, correção gramatical, registro e citação de fontes, bibliografia estrangeira.
Pergunta 9
1.       A Unip Interativa iniciou suas atividades em:

a.
2004;

b.
2005;

c.
2006;

d.
2007;

e.
2009.
Pergunta 10
1.       O Projeto SACI teve que lidar com críticas de diversos setores sociais, culturais e acadêmicos, encurtando a vida útil e funcional da proposta educacional. Contudo, o SACI foi cancelado, pois:

a.
Faltaram verbas federais, proporcionais ao tamanho de sua abrangência geográfica;

b.
Ocorreram problemas estruturais com a distribuição de receptores de rádio e apostilas impressas;

c.
Os locutores faziam piadas sem graça, descoladas da realidade local dos alunos;

d.
A norma culta da língua portuguesa era considerada um obstáculo no processo de comunicação entre alunos e professores.

e.
A população não sabia como utilizar as baterias de rádios e televisores para ouvirem e assistirem o que queriam e não a transmissão do SACI, em uma clara demonstração de resistência ao projeto.

Pergunta 8
1.    A angústia, segundo o texto escrito por Emari Andrade e Mariana Ribeiro (“A Harpia que salta da folha em branco: angústia de escrever. Como enfrentar a angústia frente à necessidade e à impossibilidade de dizer?”), do bem ocorre quando:

a.
Tentamos livrar dela o mais rapidamente possível;

b.
Tentamos reconhecer essa falta, ou ignorância, criando algo maior que nossa existência, como um texto;

c.
Tentamos pedir ajuda às pessoas, mas deixando que estas façam o nosso serviço, ou tarefa de escrita;

d.
Tentamos enganar a si próprios, achando que tudo “está bem, melhor impossível”;

e.
Tentamos escrever, mas deixamos de lado, por causa de dores de cabeça ou outras coisas mais importantes para fazer.
Pergunta 9
1.    Com as novas tecnologias, José Manuel Moran define a “aula” como:

a.
Espaço destinado para a leitura de materiais impressos;

b.
Ambiente de interação com a natureza, observando passivamente os animais e as plantas;

c.
Conjunto de atividades formais, solicitando o preenchimento de fichas e relatórios burocráticos;

d.
Momento que o aluno precisa decorar e recitar tudo que fora descrito e apresentado pelo professor.

e.
Local de pesquisa e “trocas de ideias”, sendo o professor um supervisor e incentivador dos alunos;


Pergunta 1
1.    A Educação a Distância ocorre quando:

a.
professores e alunos estão juntos, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

b.
professores e alunos estão separados, é planejada por instituições e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

c.
professores e alunos estão separados, é planejada pelo governo local e utiliza diversas ferramentas de comunicação;

d.
professores e tutores estão separados, é planejada por instituições e utiliza poucas ferramentas de comunicação;

e.
professores e alunos estão separados, é planejada por instituições e não utiliza ferramentas de comunicação.
Pergunta 2
1.     Complete o trecho abaixo
O ___________ é a unidade que se desenvolve uma ideia ___________ que se encontra ligada às ideias ___________ devido ao mesmo sentido. Desse modo, quando se muda de ___________, muda-se de ___________.

a.
parágrafo – central – secundárias – tema – parágrafo;

b.
parágrafo – central – secundárias – assunto – parágrafo;

c.
bloco – central – intermediárias – assunto – linha;

d.
bloco – central – secundárias – tema – parágrafo;

e.
parágrafo – primária – secundárias – tema – linha;


1.     Qual é o decreto-lei que regulamenta a EAD?

a.
5.622, de 19.12.2005;

b.
4.622, de 19.02.1998;

c.
5.622, de 09.12.2003;

d.
9.394, de 08.12.1996;

e.
5.828, de 19.12.2005 .

2 comentários:

  1. Pessoal adorei o blog. Mas vocês não disponibilizam os pdfs das aulas?

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog.
    Por acaso tem algo sobre jogos e brinquedos na infância?

    ResponderExcluir