quarta-feira, 18 de março de 2015

ELEMENTOS DE ECONOMIA


 Pergunta 1
1.    O capitalismo, como sistema econômico, político e social dominante, surgiu muito lentamente, em um período de vários séculos – primeiro na Europa Ocidental e, depois, em grande parte do mundo. Sobre esse capitalismo nascente escreveram os primeiros teóricos da Economia, conhecidos como liberais clássicos. Assinale a alternativa correta. Dentre os fundamentos para as propostas dos liberais clássicos, está a crença de que:


a.
   cada ser humano tem seu comportamento determinado pelas instituições e relações sociais.

b.
   o trabalho dignifica o homem e, portanto, todos buscam trabalhar, o que aumenta a produção.

c.
   cada ser humano busca equilíbrio entre sua razão e seus sentimentos nas decisões de sua própria vida.

d.
   cada ser humano está essencialmente interessado em seu próprio bem-estar, e suas ações para obtê-lo levam ao surgimento de condições que favorecem o bem-estar coletivo.

e.
   cada ser humano deve se submeter ao interesse da coletividade, que é interpretado pelo Estado.


Pergunta 2
1.    Leia atentamente o trecho proposto: “O conceito de necessidade humana é concreto, neutro e subjetivo; porém, para não se omitir da questão, definir-se-á “necessidade humana” como qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo. Assim sendo, ao economista interessa a existência das necessidades humanas a serem satisfeitas com bens econômicos, e não a validade filosófica das necessidades. [...] O fato concreto é que no mundo de hoje todos desejam e pensam que necessitam de geladeiras, esgotos, carros, televisão, rádios, educação, cinemas, livros, roupas, cigarros, relógios. As ilimitadas necessidades já se expandem para fora da esfera biológica da sobrevivência”. (SILVA, Cézar Roberto Leite da; LUIZ, Sinclayr. Economia e mercados: introdução à economia. 19ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 6-7). A partir da leitura do trecho proposto, é possível:
  I.   perceber que se trata de uma das primeiras investigações da Ciência Econômica, ou seja, da questão relacionada ao atendimento às necessidades humanas.
   II.   dizer que as necessidades humanas são ilimitadas, surgindo, então, o problema econômico fundamental.
  III.   entender que as necessidades humanas renovam-se com o tempo em função da criação de novos desejos.
Considerado isso, é possível afirmar que:

a.
apenas I está correta.

b.
apenas II está correta.

c.
estão corretas apenas I e II.

d.
estão corretas apenas II e III.

e.
estão corretas I, II e III.


Pergunta 3
1.    Observe a seguinte definição de bens econômicos e bens livres: “Tudo aquilo que tem utilidade, com ou sem valor econômico. O ar, por exemplo, é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico, porque é escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os bens econômicos se dividem em cinco grupos principais. São eles: bens de capital ou de produção (máquinas e equipamentos); bens de consumo (brinquedos, um par de sapatos – aqueles que podem ser comprados pelas pessoas depois de um processo de produção ou industrialização); bens de consumo durável (máquina de lavar roupa, imóvel – que só são trocados após períodos longos de uso); bens de consumo semidurável (carro, roupa – os que precisam ser trocados periodicamente); bens de consumo não durável (alimentos)”. (Dicionário de Economia da UnB, disponível em http://e-groups.unb.br/face/eco/inteco/paginas/dicionariob.html. Acesso em 15 de fevereiro de 2010).

Consideremos agora que as necessidades humanas fundamentais são muito maiores do que somente as biológicas, como dormir, respirar etc. Nesse sentido, podemos admitir que as necessidades humanas fundamentais:

I. dependem, por completo, da produção de bens econômicos pela respectiva sociedade.
II. nunca demandam bens econômicos para a sua satisfação.
III. podem ser, muitas vezes, resolvidas com a própria disponibilidade de bens livres na natureza.

Com base nessas opções, podemos considerar que:





a.
   apenas I está correta.

b.
   apenas III está correta.

c.
   todas estão incorretas.

d.
   apenas II está correta.

e.
   todas estão corretas.


Pergunta 4
1.            Para Juarez A. B. Rizzieri, “em economia tudo se resume a uma restrição quase física – a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços com os recursos escassos disponíveis a cada sociedade”. (Manual de economia: equipe de professores da USP. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2004, p.10)Leia as seguintes afirmativas:

      I.  A preocupação central da Economia é a análise da produção de bens e da distribuição da renda, dado o problema da escassez de recursos e dadas as necessidades ilimitadas dos indivíduos.
     II.  As empresas, diferentemente dos consumidores, não sofrem com a limitação de recursos à disposição diante de suas categorias de despesas.
    III.  O governo, diferentemente dos consumidores e das empresas, não necessita alocar da melhor forma seus recursos disponíveis diante da grande quantidade de itens de gasto que tem à sua frente.

Pode-se afirmar que:





a.
   apenas a afirmativa I está correta.

b.
   apenas a afirmativa II está incorreta.

c.
   apenas as afirmativas I e II estão incorretas.

d.
   apenas a afirmativa III está incorreta.

e.
   estão corretas as afirmativas I, II e III.


Pergunta 5
1.            “É sabido que nem todos os desejos da humanidade podem ser satisfeitos, embora, de forma geral, sua capacidade produtiva seja elevada, porém, limitada. Existe certo número de pessoas na força de trabalho, e dispomos de uma quantidade determinada de máquinas e fábricas. Em outras palavras, nossos recursos são limitados”. (Wonnacott & Wonnacott.Economia. 2ª edição. São Paulo: Makron Books, 1994, p. 24). Leia as seguintes afirmativas a respeito dos recursos para a produção de bens e serviços:

      I.  Os recursos de que trata o texto acima são os insumos básicos utilizados na produção de bens e serviços, também chamados de fatores de produção.
     II.  Os elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais são chamados de terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial.
    III.  Em relação ao recurso produtivo ao qual chamamos de capital, devemos entender que este se refere apenas ao capital financeiro, ou seja, ao dinheiro necessário para dar impulso a qualquer empreendimento industrial, comercial ou qualquer outro.
   IV.  A capacidade empresarial, enquanto fator de produção, desempenha papel estratégico na determinação do dinamismo e no crescimento da economia, pois é ela que organiza a produção e assume riscos ao tomar decisões em seu negócio.

Assim, pode-se afirmar que:




a.
   estão incorretas as afirmativas I, II e III.
b.
   apenas a afirmativa I está correta.
c.
   apenas as afirmativas II e III estão corretas.
d.
   apenas a afirmativa III está incorreta.
e.
   estão corretas as afirmativas I, II e III.



Pergunta 6
1.            O problema econômico fundamental reside na impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas para satisfazer as necessidades humanas, pois os fatores da produção existem em quantidades limitadas. Diante da impossibilidade do atendimento pleno das necessidades humanas em virtude da escassez de recursos, algumas questões são levantadas. Leia atentamente as seguintes afirmativas:

      I.  A questão referente ao que e quanto produzir diz respeito a quais mercadorias devem ser produzidas pelas empresas de um país e em que quantidades.
     II.  A questão referente ao como produzir diz respeito à mobilização de esforços, ou seja, à técnica de produção a ser utilizada na produção de determinadas mercadorias.
    III.  O como produzir diz respeito à alocação de esforços – não basta que homens e mulheres sejam postos a trabalhar; eles devem trabalhar nos lugares certos a fim de produzirem os bens e serviços de que a sociedade necessita.

Em relação a essas afirmativas:


a.
   apenas I está incorreta.

b.
   apenas II está incorreta.

c.
   apenas II e III estão incorretas.

d.
   apenas III está incorreta.

e.
   estão corretas I, II e III.


Pergunta 7
1.    Conforme Cézar Roberto Leite da Silva e Sinclayr Luiz (Economia e mercados: introdução à economia19ª edição. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 24)“um sistema econômico pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção e do consumo de bens e serviços que satisfazem às necessidades da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional etc.”. Leia atentamente as seguintes afirmativas relacionadas aos diferentes sistemas econômicos:
      I.  A economia de mercado reúne três elementos principais: livre iniciativa, presença do Estado e elementos de uma economia capitalista.
     II.  No caso da livre iniciativa, cada agente econômico se preocupa em desempenhar o papel de gerenciar o bom funcionamento do sistema de preços.
    III.  No caso da economia de mercado, há uma espécie de “mão invisível” que obriga todos os agentes a se comportarem de forma solidária, especialmente em relação à fixação de preços.
Em relação a essas afirmativas:

a.
   apenas a afirmativa I está incorreta.

b.
   apenas a afirmativa I está correta.

c.
   estão incorretas as afirmativas I, II e III.

d.
   apenas a afirmativa III está incorreta.

e.
   estão corretas as afirmativas I, II e III.


Pergunta 8
1.    Conforme Cézar Roberto Leite da Silva e Sinclayr Luiz (Economia e mercados: introdução à economia. 19ª edição, São Paulo: Saraiva, 2010, p. 24), “um sistema econômico pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção e do consumo de bens e serviços que satisfazem às necessidades da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional etc.”. Dentre as principais características de uma economia capitalista, não podemos incluir:

a.
   capital.

b.
   propriedade privada dos meios de produção, dada a existência do capitalista.

c.
   decisões relativas ao preço, sob comando de uma central planificadora.

d.
   divisão do trabalho por meio da especialização do trabalho e da mecanização da produção.

e.
   existência da moeda.


Pergunta 9
1.    Para entender o funcionamento do sistema econômico, usamos o modelo do Fluxo Circular da Renda e seus subfluxos (real e monetário). Em relação ao Fluxo Circular de Renda:
      I.  por simplificação, os agentes econômicos são as famílias (unidades familiares) e as empresas (unidades produtoras).
     II.  as famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem às unidades de produção (empresas) no mercado dos fatores de produção.
    III.  as empresas, pela combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias no mercado de bens e serviços.
   IV.  as empresas são proprietárias dos fatores de produção e, dessa forma, têm o direito de utilizá-los.
Em relação a essas afirmativas:




a.
   apenas a I está incorreta.

b.
   apenas a II está incorreta.

c.
   estão incorretas apenas I e III.

d.
   estão incorretas I e IV.

e.
   estão corretas as afirmativas I, II e III.
  
Pergunta 10
1.    Quase 44% da renda dos brasileiros da classe D é gasta com despesas básicas, como alimentação, transporte e contas de consumo. Os números são de pesquisa feita pela Quorum Brasil com 400 paulistanos com renda familiar de até R$ 1.020. A alimentação é o tipo de gasto que possui maior peso nas despesas dessas famílias, representando 15,5% da renda. Em segundo lugar aparecem as contas de água, luz, telefone e gás, que consomem 14,7% do salário. Ainda no primeiro grupo de prioridades no direcionamento dos recursos da família estão as despesas com transporte, em que é gasto 13,3% do dinheiro.
Outras prioridades, depois dos gastos de primeira necessidade, são os gastos com cartão de crédito, que consomem 12,4% de sua renda, seguidos por moradia, aluguel e financiamento (11,9%), prestações em lojas (11,6%) e despesas com saúde e remédios (11,3%). Ao todo, esses gastos secundários somam 47,2% da renda das famílias da classe D.
As despesas com lazer e passeio aparecem apenas no terceiro grau de prioridade, consumindo, segundo os entrevistados, 9,2% do orçamento mensal.
A pesquisa “A classe D e seus desejos e despesas” foi feita na cidade de São Paulo em setembro de 2010, com homens e mulheres entre 25 e 50 anos de idade que trabalham e têm renda de até dois salários mínimos.
Fonte: Adaptado de INFOMONEY. Transporte, alimentação e contas da casa consomem 44% da renda da classe D. www.economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney. Acesso em: 4 abr. 2011.



Ao analisar a situação apresentada, pode-se relacioná-la, diretamente, com as afirmativas:
I.  As empresas, em regimes capitalistas de produção, existem para satisfazer as necessidades de consumo da sociedade e, em segundo plano, para valorizar o capital investido.
 II.  Os consumidores precisam, dada sua renda escassa ou limitada, alocar de forma eficiente as suas categorias de despesas.
III.  A Teoria da Firma procura estudar e responder como as empresas combinam a utilização dos fatores de produção necessários à criação de coisas úteis e o quanto gastam para produzir bens e serviços.
 IV.  A sociedade nem sempre obtém êxito na alocação adequada de seus esforços. Pode produzir carros e artigos de luxo enquanto uma grande quantidade de pessoas necessita de produtos mais urgentes e socialmente prioritários.
V.  A tecnologia tem aumentado a independência do homem em relação à satisfação de suas necessidades.
Selecione a alternativa que contém as afirmativas corretas:

a.
   I, II e III.

b.
   II e IV.

c.
   III e V.

d.
   I, II, III e V.

e.
   I, II, IV e V.




QUESTIONÁRIO ELEMENTOS DE ECONOMIA II UNIP

 

Pergunta 1
1.      

a.
 O aumento no preço dos ovos de chocolate de P0 para P1 faz com que a curva de demanda por este bem se desloque obrigatoriamente para a direita.

b.
 Mesmo com o aumento no preço dos bolos pascais, uma mercadoria substituta dos ovos de páscoa, a curva de demanda por ovos de chocolate se deslocará para a esquerda.

c.
 Caso tivesse ocorrido um aumento de 79,19% na renda dos consumidores, coeteris paribus, a quantidade ofertada de equilíbrio de ovos de chocolate se deslocaria de Q0 paraQ1, mesmo com o aumento de preço desta mercadoria.

d.
 Quando o preço dos ovos de chocolate subir de P0 para P1, tudo o mais constante, a quantidade demandada também aumentará de Q0 para Q1.

e.
 Quando o preço dos ovos de Páscoa subir de P0 para P1, a curva de demanda por caixas de bombons, um bem substituto, se deslocará para a esquerda.

 

Pergunta 2
1.      

a.
 A possível adoção da isenção do IPI fará com que o preço dos automóveis suba de P0 para P1.

b.
 Caso ocorra uma queda no preço de gasolina, um bem complementar, então a curva de demanda por automóveis se deslocará para a esquerda, mesmo com a adoção da isenção do IPI.

c.
 Caso a isenção do IPI não seja adotada, o preço dos automóveis tenderá a subir de P0 para P1, porém a quantidade demandada de automóveis também aumentará.

d.
 Caso ocorra uma queda acentuada na renda dos consumidores, coeteris paribus, durante a vigência da isenção do IPI para os automóveis, tanto o preço de equilíbrio quanto a quantidade ofertada de equilíbrio diminuirão.

e.
 O término do período de isenção do IPI fará com que o preço dos automóveis se eleve de P0 para P1, mas a curva de demanda por gasolina, um bem complementar, se deslocará para a direita.

 



 Pergunta 3
Em cada sistema econômico é possível encontrar grande e diversificado número de empresas. Cada uma delas, ora de forma diferente ora de forma idêntica às demais, organiza fatores de produção e, de tal organização, produz bens ou presta serviços. Devido grande diversidade de empresas e atividades que desempenha, há possibilidade de classificar a produção utilizando determinado critério que atende características fundamentais de sua produção. Acerca do assunto, suponha esteja lendo algum jornal e veja as seguintes manchetes:
Manchete I – A produção de grãos cresceu, aproximadamente, 10% nos meses de janeiro a maio, no 

Brasil, comparativamente ao mesmo período do ano anterior.
Manchete II – O número de matrículas no Ensino Médio decresceu significativamente, o que pode explicar a retração do setor da educação.
Manchete III – A preferência por transporte público, provavelmente, causará impactos no setor automobilístico nos próximos anos.
As manchetes de jornal fazem referência, respectivamente, aos setores:

a.
 Primário, secundário e terciário.

b.
 Terciário, secundário e primário.

c.
 Secundário, primário e terciário.

d.
 Secundário, terciário e primário.

e.
 Primário, terciário e secundário.



Pergunta 4
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Portanto, estuda o problema da produção e da distribuição de bens e serviços, produzidos pela sociedade para dar atendimento às necessidades de consumo da própria sociedade. Há diferentes tipos de bens, mas especificamente sobre os bens de consumo, podemos afirmar que:

a.
 São bens intangíveis que satisfazem indiretamente às necessidades humanas.

b.
 São bens livres, já que podem ser escolhidos livremente pelos consumidores.

c.
São, em geral, bens econômicos, já que necessitam de uma compensação monetária para serem adquiridos e consumidos.

d.
 São bens de capital, já que necessitam da contrapartida monetária para serem adquiridos e consumidos.

e.
 Referem-se, única e exclusivamente, aos serviços, considerados como bens tangíveis.

Pergunta 5
A Curva de Demanda reflete os desejos dos consumidores em adquirir os bens e os serviços que necessitam. Nesse sentido, podemos caracterizar que a demanda por um determinado bem depende:
I.              Apenas do preço que está sendo cobrado por esse bem, no mercado.
II.             Das características de produção do respectivo bem.
III.            De vários fatores, destacando-se o seu preço, o de produtos complementares e substitutos e também das preferências e da renda dos consumidores.
Com base nas proposições, entendemos que:

a.
      Todas estão corretas.

b.
      II e III estão corretas, apenas.

c.
      III está correta, apenas.

d.
      I e III estão corretas, apenas.

e.
      As três estão incorretas.

Pergunta 6
No modelo da Economia de Mercado, o agente do tipo família:

I) Representa as pessoas.

II)  Detém a propriedade dos recursos econômicos os quais são ofertados às firmas.

III) Consome bens e serviços no intuito de maximizar sua utilidade frente à restrição orçamentária.

IV)  Não está inserido em mercado de forma competitiva.

Assinale a alternativa correta.


a.
   Apenas as afirmativas (I) e (III) estão corretas.

b.
   Apenas as afirmativas (II) e (III) estão corretas.

c.
   Apenas as afirmativas (I), (II) e (III) estão corretas.

d.
   Todas as afirmativas estão corretas
.

e.
   Todas as afirmativas estão incorretas.

Pergunta  7
Imagine que esteja analisando o mercado de refrigerantes e que, coeteris paribus, haja uma elevação na renda dos consumidores. Nesse caso:

a.
   A curva de demanda sofrerá deslocamento negativo.

b.
   A curva de oferta sofrerá deslocamento positivo, pois a renda é um      determinante da oferta.

c.
   Tanto a curva de demanda quanto a curva de oferta permanecerão intactas, já    que haverá
movimento ao longo das curvas.

d.
   A curva de demanda sofrerá deslocamento para a direita.

e.
   A curva de demanda sofrerá deslocamento para a direita e preços e quantidades    diminuirão.


Pergunta 8
São influenciadores da oferta, exceto:

a.
   Gosto e preferência.

b.
   Preços de fatores de produção.

c.
   Clima.

d.
   Tecnologia.

e.
   Preços de bens substitutos.


Pergunta 9
Em relação ao conceito de elasticidade-preço da demanda, ou somente elasticidade-preço, podemos afirmar:
    I.   A essencialidade de um bem determina seu grau de elasticidade. Desse modo, bens de elevada essencialidade também tem elevada elasticidade.
    II. Quanto mais produtos substitutos existirem em relação a um bem, mais elástica será sua demanda. Assim, grande quantidade de concorrentes em um determinado mercado, oferecendo produtos que substituem o produto em questão, faz sua elasticidade aumentar.
   III.  O conceito de elasticidade-preço só é válido para bens cujo mercado opera como uma concorrência perfeita, coeteris paribus.
Em relação às afirmações acima, assinale a alternativa correta:

a.
 somente as afirmações I e II são corretas;

b.
 somente as afirmações I e III são corretas;

c.
 somente as afirmações II e III são corretas;

d.
 todas as afirmações são corretas;

e.
 todas as afirmações são erradas;
Pergunta 10
Sobre os mecanismos de demanda, oferta e equilíbrio de mercado, assumindo um bem normal e hipotético, assinale a alternativa correta:


a.
 dada uma situação de equilíbrio de curto prazo, havendo, coeteris paribus, uma elevação no preço dos fatores de produção, a curva de demanda desloca-se para a esquerda, aumentando preços e quantidades;

b.
 dada uma situação de equilíbrio de curto prazo, havendo, coeteris paribus, uma elevação no preço dos fatores de produção, a curva de demanda desloca-se para a esquerda, diminuindo preços e quantidades;

c.
 dada uma situação de equilíbrio de curto prazo, havendo, coeteris paribus, uma diminuição nos preços dos fatores de produção, haverá um deslocamento positivo da curva de oferta, elevando quantidades e diminuindo os preços;

d.
 dada uma situação de equilíbrio de curto prazo, havendo, coeteris paribus, uma elevação nos preços dos fatores de produção, a curva oferta sofrerá um deslocamento positivo elevando preços e quantidades;

e.
dada uma situação de equilíbrio de curto prazo, havendo qualquer variação em qualquer determinante da oferta, haverá deslocamento da curva de oferta;

QUESTIONARIO ELEMENTOS DA ECONOMIA III UNIP

Pergunta 1
“Olhando o mundo real, verifica-se que não há necessidades de grandes reflexões para concluir pela existência de diversos tipos ou estruturas de mercado. Estes se diferenciam tanto pelo número de compradores e/ou vendedores envolvidos quanto pela homogeneidade ou não do produto transacionado.” (SOUZA, Nali Jesus de. Introdução à economia. São Paulo: Editora Atlas, 1996, p.115)
Analise as afirmações abaixo sobre as estruturas de mercado.
I.   O mercado de concorrência perfeita se caracteriza pela ausência de poder de mercado relativo entre os  agentes.
II.  Os mercados de concorrência imperfeita se caracterizam pela presença de poder de mercado relativo entre os agentes.
III.  A economia de mercado concreta, ao longo de sua evolução, tem sido marcada pela crescente preponderância da competição imperfeita no curto prazo.
IV.  A presença de poder de mercado em relação aos demais agentes implica na existência somente de monopólios.
Assinale a alternativa correta.
A            Todas as afirmações, exceto a (I), estão corretas.
b.            Todas as afirmações, exceto a (II), estão corretas.
c.            Todas as afirmações, exceto a (III), estão corretas.
d.           Todas as afirmações, exceto a (IV), estão corretas.
e.            Todas as afirmações estão corretas.



Pergunta 2
Considere o tipo de mercado em que existe, de um lado, um único empresário dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto, produto substituto perfeito ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem às condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto. Essas características correspondem:
a   o monopólio em que o produto ofertado nesse mercado é diferenciado, não homogêneo.
b.   ao oligopólio enquanto estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o   monopólio.
C   à concorrência perfeita em que os produtos são homogêneos e, portanto, não é necessária a competição entre os agentes envolvidos.
D  à concorrência monopolista em que há número significativamente grande de produtores e a participação de cada um é também significativa.
e.  ao monopólio perfeito em que exista grande número de empresas oferecendo um mesmo produto.



 Pergunta 3
As operações, trocas, realizadas no mercado estão condicionadas à estrutura em que este mercado opera. Assim, por exemplo, a existência de muitos ofertantes e demandantes caracteriza uma particular estrutura de mercado. Mas há também mercados que operam com base em uma estrutura do tipo concorrência imperfeita. O monopólio é uma estrutura de mercado do grupo de concorrência imperfeita e, nela:
a.   o produtor é basicamente um tomador de preços para os seus bens, incapaz de influenciar os seus valores.
 b.  o consumidor, na verdade, é quem estabelece o preço que irá vigorar no mercado.
c.   os preços dos bens são estabelecidos mediante acordos e associações entre os seus fabricantes.
d.   o produtor forma o preço no mercado, desde que apoiado pelo governo, mas independentemente dos desejos de compra dos consumidores.
e.   o produtor determina o preço do seu bem ou serviço no mercado, subordinando-se, porém, de alguma forma, às condições de demanda dos seus bens e serviços



 Pergunta 4
(Adaptado de Marcia Stigum, Problemas de microeconomia. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982) João trabalha em regime de tempo integral dirigindo uma mercearia na qual investiu R$ 25.000,00. No último ano, a receita total foi de R$ 100.000,00, e despendeu-se R$ 85.000,00 nos produtos vendidos, eletricidade e outros itens de custos explícitos. Um economista poderia calcular seus lucros anuais em:
 a.           R$ 15.000,00.
b.   R$ 15.000,00, menos o custo de oportunidade, isto é, os custos implícitos incorrido por trabalhar em tempo integral na loja.
 c.           R$ 15.000,00, menos o custo de oportunidade incorrido ao empatar R$ 25.000,00              de              capital na loja.
d.  R$ 15.000,00, menos os custos de oportunidade incorridos em consequência de seu trabalho e do capital investido.
e.            R$ 15.000,00, contando com o trabalho empregado. 



Pergunta 5
(Adaptado de Marcia Stigum, Problemas de microeconomia. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982) Se uma firma apresenta produção nula durante o curto prazo, tudo o que se segue será verdadeiro exceto que:
 a.           os seus lucros serão nulos.
b.            os seus custos variáveis serão nulos.
c.            os seus custos fixos serão positivos.
d.            os seus lucros serão negativos.
e.            há custos fixos, mas não há gastos com custos variáveis.



Pergunta 6
(Adaptado de Marcia Stigum, Problemas de microeconomia. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982) Os economistas admitem que, à medida que a produção de curto prazo seja aumentada, o custo marginal eventualmente começará a se elevar, pois:
 a.           os preços dos fatores de produção aumentarão

.
b.            maior produção significa maiores custos fixos.
c.           c    os fatores de produção variáveis estarão sujeitos a retornos decrescentes devido à existência de fatores de produção fixos.
d.            maior produção significa que a firma obterá um preço menor para a sua produção.
e.            maior produção significa diluição de custo variável médio.



 Pergunta 7
(Adaptado de Marcia Stigum, Problemas de microeconomia. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982) Em qualquer processo de produção, o produto marginal do trabalho é igual:
 a.           ao valor do produto total, menos o custo do montante de capital fixo.
b.           à alteração no produto total decorrente de uma variação unitária nesse fator trabalho.
c.            ao produto total dividido pela quantidade total utilizada do fator trabalho.
d.            ao produto total obtido, dadas as quantidades desse fator trabalho.
e.            à quantidade de trabalhadores inseridos no processo produtivo.



Pergunta 8
(Adaptado de Marcia Stigum, Problemas de microeconomia. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982) Em um processo de produção, o produto marginal do trabalho:
 a.  pode, dependendo do processo, se tornar negativo se muitos trabalhadores forem  empregados.
 b.  sempre excederá, não importando quanto desse fator seja utilizado, a sua produtividade média.
c.   elevar-se-á na medida em que o montante de trabalho utilizado for aumentado.
d.   decrescerá, quando o número de trabalhadores empregados for aumentado, somente se o produto total do trabalho também diminuir.
e.  apresenta rendimentos crescentes de escala, na medida em que maior quantidade de fator trabalho é inserida no processo de produção, dado mesmo custo fixo.



Pergunta 9
(Adaptado de Marcia Stigum, Problemas de microeconomia. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982) A principal diferença entre a concorrência monopolística e a concorrência perfeita é a de que num mercado do primeiro tipo:
 a.           os vendedores são, relativamente, menos numerosos.
 b.           os compradores são, relativamente, menos numerosos.
c.            a curva de demanda de mercado tem inclinação negativa.
d.            o produto vendido é diferenciado.
e.            o produto vendido é exclusivo, sem que se encontre substituto.



 Pergunta 10
(Adaptado de Marcia Stigum, Problemas de microeconomia. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1982) Se um mercado para o bem X for oligopolista, poder-se-á estar certo de que neste mercado:
a.   o produto vendido é diferenciado.
b.   há somente alguns vendedores.
c.   a concorrência, que não a de preço, foi eliminada por meio de acordos.
d.   existem alguns vendedores que dominam o mercado no sentido de que podem, por seus atos, influenciar significativamente no preço de mercado.
e.   existe apenas um vendedor.




Pergunta 1
A economia monetária é um ramo especializado da macroeconomia. A macroeconomia estuda a coordenação geral das atividades econômicas, isto é, a forma e os meios pelos quais uma economia, com milhares de produtos e de agentes, pode funcionar em harmonia e, na maioria das vezes, encontrar o equilíbrio ou tender a ele. Mas, como nem sempre esse equilíbrio geral é atingido, a macroeconomia também estuda as razões ou causas das falhas dessa coordenação, assim como as suas possíveis correções, por meio de políticas econômicas apropriadas. Essas falhas se manifestam por desequilíbrios, tais como instabilidade do nível de preços, do balanço de pagamentos e do crescimento da renda com repercussões na oferta de emprego. Diante dessas falhas, a condução da política econômica apresenta-se como norteadora dos objetivos que um governo pretende traçar para sua sociedade. Sobre políticas econômicas, assinale a alternativa correta.

a.
A política fiscal enfatiza sua atuação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito.

b.
A política monetária centraliza suas preocupações nos gastos do setor público e nos impostos cobrados da sociedade, procurando, por meio de maior eficácia no equilíbrio entre a arrecadação tributária e as despesas governamentais, atingir determinados objetivos macroeconômicos e sociais.

c.
A política cambial está baseada na administração das taxas de câmbio, promovendo alterações das cotações cambiais, e, de forma mais abrangente, no controle das transações internacionais executadas por um país. É fixada de maneira a dificultar as necessidades de expansão da economia e promover seu desenvolvimento econômico.

d.
O Banco Central costuma realizar diversos empréstimos às instituições financeiras, conhecidos por empréstimos de assistência à liquidez, visando equilibrar suas necessidades de caixa diante de um aumento mais acentuado de demanda por recursos de seus depositantes. A este tipo de instrumento dá-se o nome de operação de recolhimento compulsório.

e.
Se o governo elevar a cobrança de impostos das empresas, duas importantes repercussões estão previstas: redução dos resultados, o que torna o capital investido menos atraente, e também menor capacidade de investimento, por acumular menores fluxos de caixa, tornando a empresa mais dependente de empréstimos para financiar sua atividade.

Pergunta 2
Com relação às características da moeda, indique a alternativa incorreta.

a.
A constante troca de moeda entre diferentes pessoas requer que a moeda assuma a durabilidade como uma de suas características.

b.
A característica manuseabilidade é permitida à moeda em sua forma física.

c.
A moeda deve ser de fácil identificação, com uniformidade na apresentação física e, com relação a isto, é possível afirmar que uma das características da moeda é a homogeneidade.

d.
As moedas metálicas e cédulas devem ser facilmente manuseáveis, de tamanho e peso apropriados para que se permita representar sua característica de divisibilidade.

e.
Uma das características da moeda é a divisibilidade, pois a sociedade deve dispor de moeda física em sua totalidade, incluindo as subdivisões que, no caso brasileiro, é representado pelos centavos.

Pergunta 3
Leia a notícia e o gráfico. Depois, analise as afirmativas relacionadas à notícia e ao gráfico.
Mercado vê Selic estável em 7,5% até o fim deste ano, aponta BC.
Do UOL, em São Paulo, disponível em: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/09/24/mercado-eleva-projecao-para-selic-neste-ano-a-750.jhtm>. Acesso em: 24 de setembro de 2012.
O mercado mudou suas apostas e prevê agora manutenção da taxa básica de juro nos atuais 7,5% até o fim do ano. Após seis semanas projetando a Selic a 7,25% no encerramento de 2012, pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira (24) mostrou que os analistas agora não esperam novo corte no juro até dezembro. Para o fim de 2013, a expectativa foi mantida em 8,25%. A perspectiva para a inflação passou de 5,26% para 5,35%, e a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 ficou em 1,57%. O BC aumentou as dúvidas no mercado sobre uma redução adicional do juro na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) ao diminuir as alíquotas do recolhimento compulsório dos bancos (recursos que os bancos são obrigados a deixar depositados no BC), injetando na economia em torno de R$ 30 bilhões para impulsionar a oferta de crédito. Depois dessa decisão, o mercado de juros futuros passou a mostrar uma maioria das apostas em manutenção da Selic, com a minoria ainda indicando um novo corte de 0,25 ponto percentual na reunião de outubro do Copom. "O BC adotou as medidas para dar fôlego aos bancos pequenos e médios, mas também têm efeito sobre a demanda. Então isso limitaria o espaço para a política monetária", afirmou o estrategista-chefe do WestLB, Luciano Rostagno.
Inflação
O mercado elevou seus números para a inflação neste ano pela 11a vez seguida, para 5,35%, ante 5,26% anteriormente, ainda mais afastada do centro da meta do governo, de 4,5% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dados divulgados na semana passada mostraram que os alimentos continuam pressionando os preços ao consumidor, com destaque para o IPCA-15, que acelerou a alta em setembro para 0,48%. "O IPCA-15 apresentou aceleração motivado pelo repasse dos preços do atacado para o varejo depois da recente valorização dos preços das commodities agrícolas... Mas esse aumento de preços não gera pressão para a economia porque é transitório", afirmou o economista Felipe Queiroz, da Austin Rating. Para 2013, a estimativa para o IPCA foi mantida em 5,5. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse na última quarta-feira (19), em Paris, que não vê o processo inflacionário no Brasil com preocupação, tanto em 2012 quanto em 2013. "A inflação segue dentro da meta e vai continuar", afirmou. Por isso, disse, a política de juros baixos adotada pelo governo deve prosseguir, avalia o ministro. Mantega afirmou que, diante de medidas tomadas pelo governo, como a redução do preço da energia elétrica para consumidores residenciais e industriais e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para bens duráveis, a expectativa é que a inflação se mantenha comportada. "A tendência é que [a inflação] seja mais benigna e não se eleve. Não será preocupante no próximo ano", afirmou. A pesquisa Focus desta segunda-feira mostrou também que o mercado manteve a previsão de que o dólar encerrará este ano a R$ 2.
TAXA DE CÂMBIO – BRASIL – 2007 a 2012

a.
I, II e III.            

b.
II e IV.          

c.
II, III e V.        

d.
I, II, IV e V.                

e.
II, III e IV.

Pergunta 4
No regime de câmbio fixo:

a.
o governo fixa a taxa de câmbio sempre no sentido da valorização cambial.

b.
o governo fixa a taxa de câmbio sempre no sentido da desvalorização cambial.

c.
o governo permite a variação da cotação cambial conforme o funcionamento do mercado cambial.

d.
o governo fixa a taxa de câmbio, valorizando ou desvalorizando o câmbio conforme seus objetivos de curto e de longo prazo.

e.
o governo permite que a taxa de câmbio seja determinada pelo mercado cambial sempre no sentido de valorizá-la.

Pergunta 5
Não é um instrumento da política monetária.

a.
Administração da taxa de juros.

b.
Elevação da alíquota do ICMS.

c.
Seleção do crédito.

d.
Operação de mercado aberto.

e.
Recolhimento compulsório.

Pergunta 6
Para Keynes, o consumo cresce proporcionalmente menos que a renda, pois os indivíduos de rendas elevadas têm o hábito de poupar uma proporção maior de suas rendas. Essa relação conduz a uma situação de estabilidade econômica caracterizada por níveis aviltados de renda e índices elevados de desemprego. A partir da identificação de que a economia funciona em equilíbrio de não pleno emprego, Keynes propôs que:

a.
quando a poupança excedesse os investimentos, o governo deveria recolher o excesso de poupança e gastar esse dinheiro em projetos.

b.
 por esse problema não ter solução e ser inerente ao capitalismo, portanto incurável, o governo não deve intervir na economia.

c.
o governo deveria propor medidas destinadas a suprimir as distorções na distribuição de renda e reduzir a poupança.

d.
a riqueza e o poder econômico determinam o poder político e como o governo não tem como intervir, a solução deve ser encontrada pelo próprio mercado.

e.
 as importações devem superar as exportações de modo a gastar a renda poupada.

Pergunta 7
Para Keynes, uma das razões fundamentais das crises econômicas reside no entesouramento da poupança (não consumo) pelos agentes econômicos, em relação à produção disponível na economia. Assim:
I. Não é automática, como entendiam os economistas clássicos, a associação entre poupança e investimentos.
II. Os gastos do governo poderiam tirar a economia dessa recessão, aumentando o nível de renda e de emprego da sociedade.
III. A mão invisível do mercado, levando sempre a economia ao equilíbrio, poderia falhar como, de fato, ocorreu na crise de 1929 e outras, anteriores e posteriores.
Com base nessas assertivas, podemos indicar que:

a.
I e II estão erradas.

b.
 I e III estão erradas.

c.
II e III estão erradas.

d.
 Todas estão erradas.

e.
Todas estão certas

Pergunta 8
Sobre equilíbrio no mercado monetário, considere as seguintes assertivas e responda o solicitado.
I. Quando existir excesso de demanda por moeda no motivo transação, haverá pressão para que os juros subam.
II. Só existirá elevação na demanda por moeda pelo motivo especulação, uma vez que exista uma elevação nas taxas de juros praticadas na economia.
III. Quando existir excesso de oferta de moeda, haverá pressão para queda nos juros, uma vez que elevação da oferta monetária aumenta a liquidez da economia.
IV. Quando existir excesso de oferta de moeda, é porque a autoridade monetária pretende diminuir a liquidez da economia e isto pode estar relacionado à política cambial de aquisição de divisas no mercado de câmbio.
Indicando (V) para verdadeiro e (F) para falso, qual alternativa está correta?

a.
V, V, F, V.

b.
F, F, F, V.

c.
F, F, V, F.

d.
V, V, V, F.

e.
V, F, V, F.

Pergunta 9
Sobre os conceitos e funções da moeda, considere as assertivas propostas.
I. A moeda é um meio de pagamento legalmente utilizado para realizar transações com bens e serviços.
II. A moeda é um instrumento previsto em lei e, por isso, apresenta curso forçado e poder liberatório.
III. O uso da moeda viabiliza o funcionamento de toda a economia, indicando os bens e serviços a serem produzidos de maneira a satisfazer aos desejos de demanda dos vários agentes.
IV. Devido ao aprofundamento da divisão do trabalho e o aumento nas escalas de produção de mercadorias e, portanto, das trocas comerciais derivadas da elevação da produção durante décadas, a necessidade de uma mercadoria – moeda – como equivalente geral, é engendrada dentro do sistema econômico, e, portanto, de maneira endógena ao sistema, surge um mecanismo de trocas chamado de moeda.
Com base no exposto acima, indique a alternativa correta.

a.
Somente a assertiva I é incorreta.

b.
Somente a assertiva II é incorreta.

c.
 Somente a assertiva III é incorreta.

d.
 Somente a assertiva IV é incorreta.

e.
 Todas as assertivas estão corretas.

Pergunta 10
É um exemplo de política de rendas.

a.
Recolhimento compulsório.

b.
Aumento da alíquota do imposto de renda pessoa física.

c.
Aperto na seleção do crédito.

d.
Repasse de assistência à moradia popular.

e.
Administração das divisas internacionais.


5 comentários: